Festival da Tibórnia

A principal característica da gastronomia beirã é saber aproveitar os produtos de qualidade oferecidos pela terra.

Entre estes produtos destaca-se o azeite. Como forma de preservação de um dos costumes mais importantes no que se refere à prova do azeite novo, a tibórnia ou tibornada, (termo antigo que designa um simples pão torrado regado com azeite novo), as pastelarias e os restaurantes deliciam os visitantes com as tradicionais receitas do bolo de azeite, biscoitos e filhoses ou com os originais e inovadores pratos, como a tibórnia vegetariana, a tibórnia de lombinho com redução de vinho do porto e castanhas glaciadas ou a tibórnia doce.

Sabores de Outono

Dois últimos fins-de-semana de outubro e dois primeiros fins-de-semana de novembro

Aliando os produtos endógenos da época à criatividade e às novas técnicas culinárias, pretendem-se criar ementas onde ressaltam ingredientes como a castanha, a abóbora, o mel, a noz, o milho, o marmelo, os cogumelos, o vinho novo/jeropiga, entre outros.

Aproveitando todos estes produtos de excelência, desafiam-se os restaurantes do concelho do Fundão a apresentarem pratos tradicionais e ou inovadores, inspirados nesta época outonal.

http://saboresdeoutono.cm-fundao.pt/ 

Sabores da Cereja

No Fundão, a cereja transformou-se no produto gastronómico de excelência, afirmando-se como fator fundamental para a promoção da região, assim como produto de inovação e criatividade que esta presente nas iguarias que os restaurantes e pastelarias criam para todos os que apreciam o fruto da paixão. É possível degustar pratos deliciosos como gambas flamejadas com cereja, bacalhau com crosta de cereja e broa, peito de pato com cerejas salteadas, tigelada de cereja, arroz doce de cereja ou apenas com umas cerejas frescas.

Sabores da Páscoa

No Fundão as tradições ligadas à Quaresma ainda hoje se assumem como um acontecimento central do ano litúrgico cristão. A gastronomia é um reflexo destas tradições, preservando a identidade gastronómica do Fundão assumindo-se como reflexo das tradições quaresmais que se reproduzem em cada casa, em cada família, reunida nesta época pascal.

Também os restaurantes e pastelarias aderentes transportam para os seus restaurantes a tradição das casas das avós, dando a saborear o bolo doce, o bolo de azeite, o cabrito no forno, salmão com crosta de amêndoa, borreguinho com azeite, alho e alecrim, as papas de carolo ou o arroz doce.

http://saboresdapascoa.cm-fundao.pt/ 

FAÇA POR SI


AUDIO GUIAS 

Descarregue aqui a aplicação IZI TRAVEL

COVID-19


RECOMENDAÇÕES



Contactos úteis


Posto de turismo do Fundão

Rua 5 de Outubro, n.º 11 A 
6230-338 Fundão
Telef : 275 779 040
Email: fundao@fundaoturismo.pt

 

Siga-nos


     

X

Right Click

No right click