COVID-19
Recomendações
No âmbito da prevenção e controlo do novo coronavírus (covid-19), é importante recordar as principais medidas e orientações da Direção-Geral de Saúde que devem ser adotadas diariamente e em cada visita.
Distanciamento social
Manter uma distância, pelo menos, 1,5 a 2 metros das outras pessoas.
Utilização de equipamentos de proteção
A utilização de máscara permite que o utilizador proteja as pessoas que o rodeiam e o ambiente. Todavia, a sua utilização só é efetiva se for combinada com outras medidas de prevenção, como a lavagem de mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento físico. Desde o dia 3 de maio de 2020, é obrigatório o uso de máscaras para o acesso ou permanência em espaços e estabelecimentos públicos.
Lavagem de mãos e etiqueta respiratória
Lave as mãos frequentemente ao longo do dia e sempre que se justifique (ex.: ao chegar a casa ou ao trabalho, quando assoar o nariz, espirrar ou tossir); Quando tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o braço, evitando a projeção de gotículas (não use a mão); Após a utilização do lenço descartável, deite-o imediatamente no lixo; Após descartar o lenço, lave de imediato as mãos. Caso tenha utilizado o braço, lave-o, ou à camisola, assim que possível.
Visitas a museus e espaços culturais
Siga as regras específicas aplicadas a cada um dos locais, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e a limitação do número de visitantes.
Selo “Clean & Safe”
Quais os estabelecimentos aderentes, onde se localizam e que requisitos devem cumprir são algumas das informações disponíveis na Plataforma Clean & Safe (www.portugalcleanandsafe.com). Além da consulta de todos os agentes turísticos, a plataforma permite também a avaliação, pelos próprios turistas, do grau de satisfação sobre o desempenho das empresas no que diz respeito ao cumprimento dos requisitos do selo, num apelo à responsabilidade de todos para um turismo mais seguro. O selo “Clean & Safe” foi criado pelo Turismo de Portugal com o objetivo de reforçar a confiança dos turistas na sequência da pandemia de covid-19.