• Home
  • INSPIRE-SE
  • 5 eventos imperdíveis

5 eventos imperdíveis


Quadragésima – Ciclo das Tradições da Quaresma

No Concelho do Fundão, durante a Quaresma, poderá vivenciar a Páscoa através de manifestações religiosas únicas. Destaca-se a Procissão dos Penitentes, onde homens envoltos em lençóis brancos carregam alfaias agrícolas e religiosas, na escuridão da noite. Outras das solenidades de destaque são as Ermidas, representações da paixão de Cristo nas nove capelas da cidade do Fundão. Na sexta-feira Santa, ao som de matracas, realiza-se o Enterro do Senhor, uma das solenidades mais importantes para os fundanenses.


Festa da Cereja

Em Alcongosta muitas são as iguarias de cereja que competem para ser os mais deliciosos e saborosos produtos, como licores, compotas, sobremesas, salgados, cereja ou ginja. Aproveite ainda para degustar o inovador pastel e bombom de cereja do Fundão. Descubra também a arte ancestral da cestaria, pelas mãos de artesãos locais.

Para os amantes da natureza não faltam as rotas pela Serra da Gardunha, onde os pomares são o mote para uma experiência inesquecível, onde poderá vivenciar o dia-a-dia da apanha da Cereja. Através da Rota da Cereja (PR7) desfrute da Serra da Gardunha durante todo o ano e deslumbre-se com as tonalidades que as cerejeiras, castanheiros e pinheiros oferecem durante as estações do ano.


Festival de Música Antiga de Castelo Novo

Este Festival acolhe um conjunto de concertos e atividades, destacando-se compositores e obras interpretadas à luz das práticas dos períodos Medieval, Renascentista e Barroco, em instrumentos ou cópias de instrumentos originais, procurando reproduzir as sonoridades do passado, tocados em espaços especiais e alguns particulares da aldeia histórica de Castelo Novo, propondo uma experiência patrimonial e cultural ao mesmo tempo.


Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância

Celebra-se em Alpedrinha os “Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância”, cruzando a música, os produtos locais, a ruralidade e a tradição.

Um Festival único no país, os habitantes abrem as portas das lojas das suas casas, convidando todos a deliciar-se com os produtos da terra. Aproveite para conversar com os pastores, participar nos workshops de culinária, de tricot, nas demonstrações de feitura de queijo e travia, entre muitos mais. Descubra ainda o Palácio do Picadeiro e a mostra de raças autóctones de ovelhas, cabras e cães de rebanho. Desafiamo-lo a ser pastor por um dia, acompanhando o rebanho, ao domingo de manhã, pelo caminho da transumância com início na cidade do Fundão até a Vila de Alpedrinha, ao som dos chocalhos, dos bombos e pífaros.


Míscaros – Festival do Cogumelo

Com o Outono chegam as primeiras chuvas e com elas os cogumelos silvestres. A sua recolha é, desde há muito tempo, uma forma de as populações complementarem a sua alimentação e as suas fontes de rendimento. Com o objetivo de recuperar e divulgar este património, manter tradições e reavivar memórias, a Liga dos Amigos do Alcaide e o Município do Fundão realizam o Míscaros - Festival do Cogumelo. Da decoração dos espaços ao artesanato, das ementas às bebidas, do teatro de rua ao passeio micológico na Serra da Gardunha, das palestras aos workshops, nada é deixado ao acaso.

FAÇA POR SI


AUDIO GUIAS 

Descarregue aqui a aplicação IZI TRAVEL

COVID-19


RECOMENDAÇÕES



Contactos úteis


Posto de turismo do Fundão

Rua 5 de Outubro, n.º 11 A 
6230-338 Fundão
Telef : 275 779 040
Email: fundao@fundaoturismo.pt

 

Siga-nos


     

X

Right Click

No right click